Perícia contábil trabalhista: como ela ocorre nas empresas?
A perícia contábil trabalhista é uma das perícias mais importantes em um processo. A perícia é um processo de examinação e revisão realizado por um profissional especializado com a finalidade de pormenorizar informações. No caso da perícia contábil trabalhista, um contador especializado e legalmente habilitado analisa um processo trabalhista com a finalidade de encontrar disparidades e erros.
Esse tipo de perícia é de extrema importância nas decisões judiciais. É por meio dessa análise que o juiz obtém acesso às informações que podem influenciar na sentença judicial e, consequentemente, o valor que será pago ao ex-funcionário. Assim, a perícia se torna importante e estratégica, pois requer conhecimentos múltiplos e técnicas específicas do contador, uma vez que o trabalho tem relação direta com questões patrimoniais e financeiros das organizações.
Entenda melhor como essas perícias ocorrem nas organizações e como uma empresa especializada pode fazer a diferença.
O que é perícia contábil trabalhista?
A perícia trabalhista tem a finalidade de esclarecer controvérsias técnicas que ocorrem na relação de trabalho e que não possam ou não tenham sido comprovadas através de documentos. Ela é é fundamental nas decisões da justiça, em que o valor informativo da contabilidade é constituído pela sua capacidade de elucidar dúvidas levantadas na interpretação de provas, apoiando decisões.
No caso dos processos trabalhistas, as matérias podem variar, mas, normalmente, envolvem diferença de horas extras, comissões, parcelas variáveis ou pagamentos de bônus. Nesses casos, a empresa não consegue chegar a uma conclusão internamente e opta por contratar um assistente técnico para acompanhar o trabalho pericial.
No fim do trabalho, o perito deve criar um parecer técnico detalhado com todos os fatos observados. De forma clara, objetiva e exata, sempre primando pelo rigor técnico. Deve conter ainda a metodologia trabalhada e tabelas e planilhas utilizadas nos cálculos.
Como ela ocorre dentro das empresas?
A perícia contábil trabalhista analisa aspectos do trabalho que envolvem a veracidade das informações e o cálculo correto de insalubridade, periculosidade, hora-extra, adicional noturno, pagamento de férias, gratificações e quaisquer outros valores que possam ter sido realizados de forma incorreta.
A perícia judicial se faz necessária quando o juiz necessita de um conhecimento técnico ou especializado de um profissional para tomar a decisão em um caso. Contudo, tanto o juiz quanto qualquer uma das partes podem solicitar a perícia contábil. Em geral, em um primeiro momento, as perícias contábeis trabalhistas podem recair a favor do trabalhador, que é a parte mais frágil em uma relação trabalhista.
Nesse caso, as empresas devem realizar uma perícia contábil extrajudicial, de modo a verificar os valores iniciais. De fato, nem sempre há inconsistências nos cálculos, mas essa avaliação é fundamental para garantir a segurança financeira da empresa durante o processo. O que ocorre é que, geralmente organizações não possuem advogados ou contadores especialistas para analisarem os dados. Dessa forma, a melhor alternativa é contratar uma empresa especialista.
Por que terceirizar o serviço de perícia contábil trabalhista?
Com essa terceirização, fica mais fácil que os profissionais qualificados se dediquem ao processo. Como consequência, a equipe interna da empresa poderá se dedicar a outras tratativas da ação.
O contador apto para perícia deve ter conhecimentos específicos sobre as regras da CLT e todas as suas modificações. Além disso, deve saber sobre jurisprudência, legislação complementar, súmulas do STF e do TST. O profissional deve ter ainda conhecimento técnico para analisar documentos contábeis e do setor de recursos humanos para realizar os cálculos corretamente.
Além disso, é bom ressaltar que, para ser considerado válido, o laudo pericial contábil precisa conter uma descrição detalhada de todas as informações analisadas de modo objetivo, claro e conciso. Portanto, empresas especialistas tem o conhecimento e experiência necessários para guiar a sua organização nesse processo. Assim, se você está em busca de perícia contábil trabalhista, entre em contato com a GRG e entenda como podemos te ajudar!
Compartilhar este post:
Solicite
um atendimento
Gostaria de falar com nossa equipe? Envie seus dados e entraremos em contato em breve.
Você pode igualmente enviar-nos por e-mail se você preferir.
Contato
Telefone: (11) 3666-0828
E-mail: grgltda@grgpericias.com